Windows 10 travando após atualizações: O que fazer

Você alguma vez já teve problemas com Windows 10 travando? Muitos usuários reclamam que após atualizações o sistema sofre paralisações, especialmente na primeira inicialização depois da instalação. 

Além disso, tem quem diga ter que lidar com congelamentos ocasionais e problemas ao tentar utilizar determinados recursos na área de trabalho. 

Em alguns casos o computador simplesmente para completamente e até mesmo o teclado e o mouse deixam de funcionar. Acaba sendo necessário o desligamento forçado, o que nem sempre resolve o problema. 

Diz aí, você já passou por isso? 

É bem provável que se não passou, virá a passar. Mas não se preocupe, nós te daremos algumas dicas do que fazer.

Windows 10 travando muito: O que verificar

Caso seu computador ainda esteja operacional, existem algumas verificações que devem ser feitas antes de tomar a medida mais drástica de desinstalar a atualização.

As recomendações são da própria Microsoft e devem ser executadas uma após a outra. Vá acompanhando os resultados e tente descobrir o motivo de seu Windows 10 está travando.

Drivers

Abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows 10, se não souber onde fica, digite na pesquisa do menu iniciar e encontrará. Lá você irá ver todos os dispositivos internos do computador, e identificará através de um ponto de exclamação amarelo caso algum estiver apresentando problemas com drivers após a atualização.

Identificado o problema, vá até o site do fabricante e procure os drivers para o seu dispositivo. Faça download e instale a versão mais recente do driver faltante. Os mais importantes a serem atualizados são:

-Placa de rede
-Placa de vídeo
-Placa de som
-Chipset
-Bios

Mesmo se nenhum dispositivo estiver inoperante, atualizar todos os drivers para suas versões mais recentes pode resolver o problema do Windows 10 travando.

É importante averiguar se todos os drivers são compatíveis com a nova versão do Windows. Se algum deles não for, a melhor solução será voltar a usar a versão anterior.

Limpeza de Disco

Se atualizar os drivers não resolveu, a próxima coisa a se tentar é uma limpeza de disco. Para tanto, pressione as combinações de teclas Windows+R, a janela “executar” irá abrir, digite CleanMgr e clique em Ok. 

O assistente de limpeza irá abrir, selecione o drive principal de seu computador e clique em Ok novamente. O sistema irá te mostrar várias opções de limpeza. Sugerimos que selecione todas as opções, e dê início ao processo.

É importante notar que todos os itens da lixeira serão apagados. Após a limpeza, verifique se o problema do travamento diminuiu.

Ferramenta de verificação do Sistema

A próxima etapa envolve verificar se os arquivos protegidos do sistema estão corrompidos e repará-los. O processo é feito através do prompt de comando. Execute o seguinte procedimento:

-Digite CMD na caixa de pesquisa do menu iniciar
-Clique com o botão direito do Mouse na opção Prompt de Comando
-Execute como administrador
-Digite o comando “SFC /SCANNOW” e pressione enter

O procedimento levará alguns minutos. Caso algum arquivo importante esteja corrompido, será reparado. 

Inicialização Limpa

Se nenhuma das opções apresentadas até aqui funcionarem, existe uma forma de saber se não é, na verdade um programa que está interferindo no funcionamento normal do Windows. 

Para isso, você irá executar uma Inicialização limpa. Siga o seguinte procedimento:

-Pressione as teclas Windows + R, digite msconfig e clique em OK
-Aparecerá a janela “Configuração do Sistema”, selecione a aba serviços
-Ao fim da tela, marque a caixa “Ocultar Todos os Serviços Microsoft” e clique em “Desativar Tudo”
-Selecione a aba “Inicialização de Programas” e clique em “Abrir Gerenciador de Tarefas”
-No Gerenciador de Tarefas vá até à aba “Inicializar” e desabilite todos os programas que não são da Microsoft
-Feche o gerenciador de tarefas e clique em Ok nas janelas anteriormente abertas

Reinicie o computador. Esse procedimento desabilita todos os serviços e programas de terceiros. Caso ele funcione, e o Windows 10 volte a rodar de forma fluída, habilite novamente os serviços e programas um de cada vez. Assim você irá descobrir qual programa estava atrapalhando e poderá removê-lo.

Caso mesmo uma inicialização limpa não resolva seu problema com o Windows 10 travando após atualizações, ainda existe uma opção a se tentar antes de remover a última atualização.

Nova Conta de Usuário

É possível que seu usuário esteja corrompido, para descobrir se esse é o caso, crie uma nova conta e teste se o problema persiste. Para tanto, faça como abaixo:

-Pressione as teclas Windows + R
-Digite “control userpasswords2” e clique em Ok
-Clique em “Adicionar”
-Selecione a opção “Entrar sem uma conta Microsoft”
-Configure um novo usuário
-Volte para a tela Contas de Usuário, clique sobre seu usuário e em seguida sobre “Propriedades”. Selecione a aba “Associação de Grupo”
-Marque o perfil como Administrador e clique em Ok

Tente agora entrar no sistema com a nova conta, se o problema for resolvido, passe a usá-la.

Agora se nada disso funcionar, o jeito será reverter a atualização.

Reverter Atualização do Windows 10 Travando

Como nada mais resolveu, reverter a atualização pode ser a única solução possível. Faça como o procedimento abaixo descreve:

-Clique no botão Iniciar e vá até Configurações
-Clique em Update e Security
-Clique em Recuperação
-Selecione a opção Reiniciar agora em Inicialização avançada
-Clique em Solução de problemas, após isso, selecione a opção reverter para a compilação anterior
-Feito, a atualização será revertida

Continua com dificuldades? Não se preocupe. Entre em contato, nós mesmos resolveremos para você. Assim fica mais fácil, rápido e você não tem trabalho.