Aluguel de Servidor: Como funciona?

O aluguel de servidor tem se tornado uma tendência. Este tipo de tecnologia é essencial a diversas atividades dentro de uma empresa, mas por muitos motivos, alguns negócios acabam não conseguindo adquirir seus próprios servidores. 

Diante desta realidade, a locação surge como alternativa perfeita, oferecendo redução de custos, confiabilidade e acelerando a produtividade do seu negócio. 

Este é o tema do nosso artigo da semana. Descubra como funciona o aluguel de servidor, quando é indicado e quais são as vantagens da locação. 

O que é aluguel de servidor?

A ideia por trás do aluguel de servidor é fantástica. Você desfruta de todos os benefícios que esta tecnologia tem a oferecer, sem ter que arcar com os altos custos de sua infraestrutura e manutenção. 

Ao invés de comprar um servidor, a empresa opta por um fornecedor especializado em locação. Este mercado funciona como uma terceirização. É firmado um contrato com a empresa especificando e estipulando um valor a ser pago mensalmente. 

Quando é indicado

Se você já investiu em uma grande estrutura de TI ou mesmo já fez um orçamento nesse sentido, já sabe que este tipo de tecnologia não sai barato. Muitas empresas simplesmente não tem condições de arcar com este tipo de despesa. 

Sem dúvidas, esta é a principal indicação para aluguel de servidor. Desta forma, mesmo os pequenos negócios podem desfrutar dos benefícios da tecnologia. Geralmente, o valor mensal é atrativo, além disso, a locação elimina outros gastos, como manutenção, monitoramento, etc. 

Apesar deste ser o caso mais comum, o aluguel de servidor pode ter outras utilidades. 

Escalabilidade tecnológica: Em geral, empresas crescem mais quando investem em tecnologia, o que produz uma rápida necessidade de novas implementações. Quem opta pela locação, pode simplesmente reajustar o contrato, fazendo um upgrade em sua capacidade. 

Recursos para ocasiões específicas: Existem situações específicas que demandam um maior suprimento tecnológico, como por exemplo uma semana de conferência de vendas. Você pode optar por alugar um servidor por tempo determinado, evitando gastos desnecessários. 

Redução de despesas sem perda na capacidade tecnológica: Em momento de crise, o primeiro posicionamento do gestor deve ser controlar os gastos. Graças ao aluguel de servidor, é possível economizar em tecnologia sem perder em funcionalidade e potencialidade. Além do que, manter os servidores é uma ótima forma de resguardar a produtividade e a eficiência do seu negócio em um tempo difícil. 

Vantagens

Agora ficou fácil entender quais são as vantagens de optar pelo aluguel de servidor, mas nós fazemos questão de explicar os principais benefícios. 

Redução de custos

A locação é uma ótima forma de economizar. Podemos dizer que a locação tem um cunho estratégico, afinal, você está investindo pouco em um recurso super vantajoso que além de tudo, aumenta a produtividade da empresa. 

E tem mais, não há necessidade de grandes levantamentos para atualizações de tempos em tempos, e mesmo os custos de extras da rotina de TI são previstos em contrato, tornando todos os gastos previsíveis e controláveis. 

Falando nisso, vamos a próxima vantagem. 

Manutenção 

Após a implementação da tecnologia, a manutenção é um dos gastos mais importantes atrelados a servidores. Este processo é importantíssimo para a performance da estrutura.

Geralmente, o serviço de locação inclui monitoramento e consertos já em seu contrato, sendo estes responsabilidade da prestadora. Com isso, a empresa conta não só com a estrutura, mas também com uma equipe de apoio especializada. 

O aluguel de servidor acaba sendo a opção mais barata e completa, fornecendo estabilidade e previsibilidade a equipe de TI. 

Atualizações mais frequentes

A nível de atualizações, existem duas opções básicas: ou você trabalha com rodízios ou se prepara para grandes atualizações de anos em anos. De qualquer forma, esses processos são essenciais para evitar problemas maiores que poderiam requerer grandes investimentos.

Se o seu negócio opta pela locação, não tem com o que se preocupar, já que a maioria dos contratos de aluguel possuem ciclos curtos de renovação. Isso quer dizer que toda a sua infraestrutura provavelmente será atualizada periodicamente, evitando prejuízos financeiros. 

Soluções personalizadas 

Algumas empresas de aluguel de servidor oferecem customização. São contratos personalizados para o seu negócio, levando em conta modelos e preços que se adaptem a sua necessidade e condição.

Além disso, graças às constantes renovações, é possível otimizar o que foi estabelecido através de uma análise de performance e custo. 

Você avalia o que foi bom e corrige o que foi ruim, redirecionando os seus investimentos para os melhores recursos. 

Backups

E tem mais, geralmente o contrato de aluguel de servidor oferece backup em nuvem de todos os dados do seu negócio e de todo o HD virtualizado.

Desta forma, você garantirá que informações importantes estejam sempre seguras e acessíveis em qualquer hora ou lugar.

E ai? O aluguel de servidor é a escolha certa para a sua empresa?

Conte com nossa equipe de especialistas para auxilia-lo na melhor aquisição. Entre em contato.