Por algumas razões, o catálogo WhatsApp Business não aparece – seja para a empresa ou para o cliente. É uma situação complicada, principalmente se o negócio depende da ferramenta para apresentar sua proposta, demonstrar seu profissionalismo e se posicionar frente ao mercado.
Acontece que, na maioria dos casos, o erro é simples de contornar e não exige a contratação de um profissional externo. Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto e ver as soluções disponíveis!
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Catálogo WhatsApp Business não aparece – o que pode ser?
O catálogo do WhatsApp Business permite que empreendedores e empresas possam adicionar produtos ou serviços em seu perfil de contato, bem como suas fotos, uma breve descrição, o preço, um link para pagamento, entre outros dados.
Geralmente, é só salvar essas informações e aguardar um pouco para que elas estejam disponíveis para visualização. Caso não estejam, no entanto, é necessário analisar algumas possíveis causas. Essas podem incluir:
1. Período de aprovação
Geralmente, após salvar essas informações é necessário aguardar o período de aprovação, assim ele estará disponível para divulgação. Esse prazo varia: no mínimo, sendo de poucos minutos, e no máximo sendo de 24 horas em casos raros e complexos. Depois disso, o catálogo já estará disponível no perfil da empresa, que pode apresentar aos seus clientes.
2. Problemas de atualização
Quando o usuário faz alguma atualização ou adiciona um produto, o algoritmo do WhatsApp pode levar algum tempo até compreender a mudança, o que dá a impressão de um bug no programa que passará após alguns minutos.
3. Produtos em falta
Desde a atualização do programa que permite informar os produtos em falta, em algumas situações o sistema não identifica que aquele produto está realmente indisponível.
4. Problemas com o servidor
O mapa de problemas do WhatsApp inclui falhas na comunicação entre o servidor e o sistema do aplicativo, o que compromete o funcionamento do catálogo. Isso também, de vez em quando, leva a problemas de resolução – tenha em mente que o melhor tamanho de imagem para o catálogo é 1080×810 pixels (ou 38,1×28,6 centímetros). Com essas dimensões, a qualidade da imagem será adequada em qualquer formato ou tamanho de exibição, de forma mais rápida e eficiente.
5. Falhas na conexão
Pode ser também um problema no aparelho vinculado a conta do WhatsApp ou nos servidores – casos em que não temos escolha a não ser esperar pela boa vontade do Tio Zuckerberg.
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Como corrigir essas falhas
A maioria das incidências de problemas com o catálogo do WhatsApp podem ser resolvidas facilmente, sem a necessidade de buscar um técnico ou entrar em contato com a central de soluções da empresa. Vamos a elas:
Reinicie o sistema
Se o catálogo WhatsApp Business não aparece, o primeiro passo é reiniciar o sistema. Isso pode ser feito de diferentes formas:
- Reinicie o telefone. Para isso, basta desligar e ligar após alguns minutos.
- Atualize o WhatsApp Business para a versão mais recente. É gratuito e está disponível na Play Store.
- Vá até as configurações do telefone e acesse o diretório “Rede e Internet”. Lá, ative e desative o modo Avião.
- Atualize o Android do aparelho para a versão mais recente.
Reconfigure a rede
Inicialmente, veja se possui uma conexão estável de internet. Veja as sugestões:
- Vá até as Configurações do aparelho, em seguida em “Rede e Internet” > “Uso de dados”. Veja se os dados móveis estão ativados, caso não, ative Dados móveis.
- Vá até as Configurações do aparelho, em seguida em “Aplicativos e notificações” > WhatsApp > Uso de dados > ative “Dados em segundo plano”.
- Vá até as configurações de Rede e Internet > Wi-Fi > desligue e ligue o Wi-Fi .
- Tente conectar em outra conexão Wi-Fi e verifique se o catálogo está aparecendo.
- Reinicialize seu roteador Wi-Fi.
- Verifique se a rede usada apresenta alguma restrição de acesso.
- Entre em contato com a prestadora e verifique se as configurações APN estão corretas ou se há alguma oscilação na rede.
- Desligue o Roaming.
Caso tenha problemas em se conectar ao WhatsApp Business em uma rede Wi-Fi que você se conecta normalmente, entre em contato com o administrador da rede.
Vale ressaltar que o WhatsApp Business não é configurado para o uso associado a proxy ou VPN. Se estiver usando alguma dessas ferramentas, tente acessar o catálogo sem elas – visto que o WhatsApp não fornece suporte para esse tipo de configuração.
Reconfigure o catálogo de produtos
Se nenhuma dessas soluções apontadas funcionar, será necessário reconfigurar o catálogo de produtos. Isso quer dizer que você terá que cadastrar novamente os produtos ou editar as informações do catálogo.
Se nada disso der certo, entre em contato com a central de informações do WhatsApp e informe o ocorrido. Para o catálogo funcionar perfeitamente é necessário que ele esteja disponível para qualquer pessoa ou empresa que tenha seu contato. Faça o teste pedindo para que outra pessoa entre em seu “perfil” para ver se está tudo ok.
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