Como montar um catálogo digital: passo a passo

Hoje em dia um catálogo digital é uma ferramenta de grande importância para muitos tipos de negócios.

Isso porque, vender online se tornou uma estratégia muito eficiente para muitas empresas, e isso não seria possível sem a virtualização de certas coisas.

Neste artigo vamos falar sobre como montar um catálogo digital e ensinar passo a passo como fazer isso e aumentar as vendas do seu negócio. 

O que é um catálogo digital?

Um catálogo digital é, tecnicamente, uma revista digital, ou virtual, onde a empresa oferece seus produtos, dispondo de uma lista dos que estão disponíveis.

Dessa forma, a instituição cria uma maneira de divulgar e vender um produto sem estar em contato físico com o cliente.

Por isso, é necessário montar um catálogo digital prático, simples e agradável aos olhos.

Assim, permitindo que o cliente que tenha acesso a esse catálogo, possa visualizar em pouco tempo toda a sua vitrine virtual de produtos, independente de onde estiver.

Então, se você tem uma loja online, ou até mesmo uma loja física, um catálogo digital será extremamente eficiente para o seu negócio.

Qual a importância de ter um catálogo digital?

Obter um catálogo digital é muito importante para que seu público-alvo tenha acesso e conhecimento de todos os produtos que sua empresa dispõe.

Dessa forma, é muito mais fácil alcançar essas pessoas e mostrar que os seus produtos são realmente relevantes para elas.

Um catálogo digital é um meio de vender e demonstrar o que você oferece sem precisar que o seu cliente venha até a sua loja.

Cada vez mais pessoas preferem fazer compras pelo celular ou computador do que comparecer a uma loja física.

E é justamente por esse motivo que os empreendedores que querem ter uma empresa bem sucedida, e não ficar atrás dos concorrentes, devem estar presentes no mundo digital.

como montar um catálogo digital

Passo a passo para montar um catálogo digital

Para montar um catálogo digital é sempre bom ter em mente quais são os objetivos e quais são as características do público-alvo da empresa.

Dessa maneira, é bem mais fácil e prático personalizar a sua vitrine de produtos de uma forma que agrade e chame atenção dos seus clientes.

Agora vamos aprender a como montar esse catálogo passo a passo, para você não perder nada. 

Comece a organizar o seu catálogo dividindo seus produtos por categoria

A organização é um ponto muito importante para montar um catálogo digital eficiente.

E essa etapa é tecnicamente simples, você só deve imaginar que o seu catálogo digital é a sua loja física.

Por quê? Porque você deve organizar o seu catálogo da mesma forma, dividindo os produtos por categoria como se fossem divididos por prateleiras.

Isso vai fazer seus clientes terem praticidade na hora de achar o produto que desejam, além de deixar o cenário mais agradável e organizado.

Invista em imagens de qualidade

Esse é outro ponto super importante para agradar os clientes e dar a eles a certeza de que ele quer aquele produto visualizado.

Imagens de má qualidade são pouco atrativas e podem fazer o seu cliente desistir de adquirir o produto que foi demonstrado, gerando prejuízo para você e para o seu negócio.

Isso acontece porque as pessoas costumam priorizar o que estão vendo e não o que estão lendo. Então, capriche!

Uma dica para quem trabalha com revendas é usar a imagem original do item que é disponibilizada pela marca do produto.

Os revendedores têm total direito de usar essas imagens, e elas podem facilmente serem encontradas na internet.

Mas caso os produtos que você vende sejam fabricados por você mesmo, o ideal é optar por fotos profissionais que irão gerar mais credibilidade e valor ao seu catálogo.

Use a objetividade para descrever os seus produtos

Para fazer a descrição dos produtos você deve escolher informações que sejam relevantes para o seu cliente.

Não precisa falar muito, precisa falar bem o que é necessário!

Dessa forma, o seu cliente terá muito mais facilidade em encontrar produtos que realmente desejam e não irão se perder na descrição dos mesmos.

Um exemplo seria lojas de roupas. Quais são as informações importantes e que normalmente um cliente deseja saber sobre uma peça de roupa?

A cor, o tamanho, as medidas, a marca, tipos de tecido, entre outros, não é mesmo?

Então, seguindo esse formato você poderá entregar ao cliente uma descrição que o faça entender o quanto aquele produto é relevante para ele.

Outra regrinha muito necessária é evitar erros de gramática, pois isso pode retirar a credibilidade do seu produto.

Tenha cuidado com os preços dos seus produtos

Erros na hora de definir os preços dos seus produtos podem ocorrer, e apesar de normalmente serem facilmente corrigidos, eles podem gerar muito constrangimento em casos de problemas com os clientes.

O ideal é sempre observar os seus preços antes de divulgar o catálogo digital, e assim evitar futuros problemas.

Tenha em mente uma estratégia de distribuição

Nesse sentido, as redes sociais podem contribuir diretamente para a venda e distribuição dos seus produtos.

Você pode divulgar o seu catálogo digital por meio de redes digitais como o Facebook, Instagram e WhatsApp.

Essa é uma técnica já utilizada por muitos e até meio óbvia em alguns casos, mas, quem não está acostumado a fazer essa divulgação por meio de redes sociais pode ter um pouco de receio em fazê-la.

A dica é “nunca se deve ter receio ou medo na hora de divulgar e vender seu produto, é importante ousar, tendo certeza de que o que está fazendo é o melhor para sua empresa!”.

E para aumentar a produtividade e os lucros da sua empresa, contando com o catálogo digital e também com outras ferramentas, você pode contar com a ajuda da NK informática. 

O nosso intuito é fazer da sua empresa um negócio bem-sucedido e, por esse motivo, oferecemos serviços de qualidade que te ajudam a gerenciar a sua empresa da melhor forma possível.

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