Você acaba de ampliar ou reformar o escritório e descobre que esqueceram dos dutos de rede e telefonia e também foi deixado de fora a instalação do Wi-Fi, e agora?
Continue lendo e veja algumas dicas do que você não deve esquecer no projeto da sua obra.
Dicas importantes para o seu projeto arquitetônico:
1 – Wi-Fi:
Nunca escolha locais escondidos, baixos ou nas extremidades da edificação para a instalação de roteadores.
Equipamentos que vão prover o sinal do Wi-Fi no ambiente devem sempre ser instalados em locais mais altos, de preferência no teto, e escolha sempre locais mais centralizados.
Evite pontos de interferência como fontes elétricas externas (estações de energia elétrica) e linhas de alimentação e fontes de micro-ondas, como o forno micro-ondas, por exemplo. Lembre-se também que o concreto, vidro blindado e metal tem alto potencial de interferência.
2 – Pontos de Dados:
Na hora de definir os pontos onde serão instalados os computadores e telefone não economize. Lembre-se que hoje a posição da mesa é uma, mas amanhã você pode querer mudar de posição ou até mesmo incluir um novo ponto na sala.
Algumas outras dicas são: deixe sempre um ponto já passado na tubulação em pelo menos 2 paredes de cada sala. Onde existe uma tomada de energia, deixe também um ponto de dados.
Não há a necessidade de instalar um ponto de dados onde não existe energia!!
Vai usar uma mesa ou bancada no centro, deixe pontos a mais concentrados na parede de onde vai sair a bancada.
Onde houver TVs deixe sempre uma tubulação extra, para cabos do tipo HDMI etc.
3 – Rack de infraestrutura:

O rack de infraestrutura foi projetado para acomodar todos os componentes de tecnologia como dados, telefonia, CFTV, servidores, etc.
Escolha quando possível um local centralizado na edificação, isso vai fazer você economizar no cabeamento e dutos, e vai facilitar quando houver necessidade de uma manutenção, ampliação ou adequação.
Geralmente esses locais de concentração dos equipamentos e cabeamentos são pequenos e fechados, por isso escolha locais climatizados ou com boa ventilação (e será possível economizar na climatização do ambiente).
Se houver algum tipo de rebaixamento de teto, deixe sempre um alçapão de manutenção próxima do rack e em locais de difícil acesso aos ambientes, caso no futuro tenha que ampliar a rede de cabos ou algum outro tipo de manutenção.
Se a quantidade de cabeamento ativos é pequena, escolha um rack de parede e instale sempre no alto. Dessa forma você vai otimizar espaço.
Caso seu rack seja no chão, lembre-se que deve existir um espaço em volta do armário para manutenção.
4 – A rede elétrica
A infraestrutura física de dados e a rede elétrica tem que estar sempre em harmonia. É necessário ser corretamente calculada para suportar a rede, garantindo o seu bom funcionamento.
Cuidado com cabeamentos externos como de câmeras, pois são mais comuns sofrerem algum tipo de interferência e queimar os equipamentos, por isso devem ter filtros específicos.
5 – Esqueci de passar a tubulação para o cabeamento e agora?

Para os casos em que toda a estrutura física (paredes, teto e piso) já está pronta e não é viável realizar rasgos nas paredes, há diversos tipos de soluções.
- Embutir no forro, marcenaria e painéis: Em muitos casos podemos passar novas tubulações por dentro do forro, e também quando há um projeto de mobiliário planejado podemos adaptar a passagem de cabos, afim de escondê-los.
- Rodapé e roda teto: Existem modelos que possuem aberturas para passagem de cabos, ou podemos fazer o uso de calhas de PVC rente a estrutura e pintá-las da mesma cor, de forma a “camuflar” a passagem de cabos.
- Integrá-los ao ambiente: Outra forma muito criativa é justamente deixar cabos aparentes! Tal solução é possível criando formas e desenhos com a passagem dos cabos, ou se não utilizando estruturas aparentes, como dutos e eletrodutos expostos, de forma a criar uma decoração mais rústica e industrial, por exemplo.
Além disso, no mercado você encontra diversos modelos de dutos externos, canaletas e calhas para o uso externo. Desde que instaladas corretamente, são excelentes soluções paliativas também.
Considerações finais:
Em uma rede de computadores, cerca de 70% dos problemas ocorrem devido à má estruturação do cabeamento e falhas na sua infraestrutura.

Segundo o engenheiro civil Daniel Soromenho, um bom projeto elétrico e de redes proporciona diversas vantagens, pois contribui na redução de custos tanto de mão-de-obra quanto de material, evita retrabalho posterior, facilita as possíveis manutenções e garante uma segurança muito maior no seu funcionamento.