Um e-mail profissional é algo muito importante para o seu negócio, independente do tamanho ou área de atuação. Ocorre que muitos empreendimentos, sobretudo os mais novos e sem muitos recursos, não conseguem desprender o valor necessário para um servidor. No entanto, é possível encontrar um e-mail corporativo gratuito.
Embora ainda seja um pouco limitado em relação às opções pagas, os servidores grátis conseguem atender bem os seus usuários, proporcionando os principais benefícios que o e-mail com @nomedaempresa.com pode gerar.
Continue lendo o post, entenda como fazer um e-mail corporativo gratuito e os benefícios que pode trazer ao negócio. Acompanhe!
Como conseguir um e-mail corporativo gratuito
Existem servidores que oferecem o e-mail corporativo gratuito, mas com algumas limitações. Trata-se de um pacote básico e se o usuário quiser mais funcionalidades, pode contratá-las separadamente ou ir para o plano premium.
Entre eles, podemos destacar:
- Zoho One – Permite até 5 contas de e-mail, além de uma série de funcionalidades no plano gratuito, que incluem 5 GB de espaço para cada usuário, anexos de até 25 MB, domínio único, acesso mobile, etc.
- Yandex Mail – Esse é um provedor estrangeiro, então para fazer a conta é preciso saber o básico do inglês. É uma ótima opção, visto sua capacidade de armazenamento de 10 GB na nuvem, serviço anti-spam, filtros de e-mail, entre outros serviços gratuitos.
As duas opções são simples, o processo de abertura e migração de conta é muito fácil e rápido, bem como a gestão de contatos, uso das funcionalidades e demais recursos oferecidos. Ambos apresentam algumas limitações por serem gratuitos, mas já ajudam as empresas, proporcionando um diferencial competitivo ao negócio.
Quais as limitações de um e-mail corporativo gratuito
Como visto, há algumas limitações do e-mail corporativo gratuito em relação a um pago. Além das apresentadas, uma opção paga oferece relatórios precisos sobre as mensagens trocadas, facilita a gestão, permite um maior controle de acesso dos funcionários, oferece mais espaço e contas de e-mail.
O ideal é fazer um balanço com as opções disponíveis e avaliar se pode usar um gratuito e só depois migrar para uma opção paga.
Quais os benefícios de um e-mail corporativo
Vamos às principais vantagens de se ter um e-mail profissional. São elas:
Mais profissionalismo
Em geral, um e-mail corporativo é uma forma de demonstrar que você está preocupado em passar maior profissionalismo ao seu público, o que nem sempre acontece quando você tem um e-mail com o nome da empresa @gmail.com ou outro servidor.
É muito comum os consumidores terem a falsa ideia de que falta credibilidade ou experiência à marca. O endereço eletrônico “genérico” passa a impressão de que é uma empresa iniciante, que não possui uma presença de mercado significativa ou que não dá atenção a sua comunicação.
Por outro lado, o uso de um e-mail corporativo passa uma imagem mais forte e confiável ao seu público. Ao receber uma mensagem com endereço próprio da empresa, ele percebe que ela buscou desenvolver sua presença e que valoriza a troca de mensagens com seu cliente.
Controle das informações
As possibilidades e atrativos da internet exigem que os profissionais separem as contas digitais do trabalho e as da vida pessoal. Um e-mail corporativo vai ajudar a garantir que isso ocorra no seu negócio.
Com um endereço próprio de trabalho, o colaborador vai entender que aquele espaço é exclusivo para suas funções. Quando essa informações é reforçada, as chances de problemas relacionadas ao uso do e-mail reduzem sensivelmente, aumentando a credibilidade, a produtividade e a concentração dos colaboradores.
Maior organização
Quando a empresa tem um provedor corporativo, os endereços de e-mail dos gestores e colaboradores passam a ter um padrão. Por exemplo: financeiro@nomedaempresa.com atendimento@nomedaempresa.com , entre outros. Não é preciso decorar os e-mail de todos os envolvidos, o que facilita bastante a organização e comunicação da empresa, tanto para colaboradores, quanto para fornecedores e clientes.
Mais visitas para o site da empresa
Quando um prospect receber um e-mail seu ou visualizar em alguma peça publicitária seu e-mail, logo vai pressupor que você tem um site e que ele é o nome da empresa.com.br. Dessa forma, além de todas as vantagens diretas, o e-mail corporativo também traz mais visitantes para o seu site.
Gostou do que leu e quer saber mais sobre como um e-mail corporativo pode ajudar seu negócio? Entre em contato com a NK Informática e conheça nossas soluções e descubra.