Loja online ou marketplace – por onde começar?

Quem busca a internet como uma forma de ganhar dinheiro, em algum momento vai ter que responder essa questão. Qual o melhor investimento: loja online ou marketplace? Para chegar a resposta dessa pergunta você terá que responder algumas outras, assim pode encontrar a estratégia que precisa. 

No post de hoje, preparamos uma série de perguntas, respostas e sugestões para quem busca empreender na internet, mas não tem ideia de como dar os primeiros passos. Acompanhe!

Avalie as vantagens e desvantagens

O primeiro passo é levantar as vantagens e desvantagens de cada um desses dois meios de venda online e como elas se adéquam a sua proposta. 

O marketplace é uma espécie de shopping virtual em que vários negócios têm seu próprio espaço para fazer vendas. O maior do país é o Mercado Livre e como você já deve ter notado, lá a concorrência é complicada. Em contrapartida, para vender na plataforma basta pagar uma comissão para o operador (às vezes nem isso, se a venda não for no cartão de crédito).

Na loja online a possibilidade de tornar sua marca mais conhecida é maior. A concorrência é menor, mas o empreendedor precisa lidar com uma série de custos operacionais se quiser tornar o negócio mais profissional. Se colocar tudo no papel, você vai precisar de servidor, domínio, designer, programador e toda uma publicidade para tornar a loja lucrativa. 

O intuito aqui é saber o que serve e o que não serve para o seu negócio neste momento. 

Entenda em qual nível está o negócio

Você está começando do zero ou já tem experiência em vendas online? Tem algum curso ou já atuou no meio virtual? Se você deu início ao negócio ou ainda está em fase de planejamento pode começar com uma plataforma de marketplace para entender a mecânica do comércio virtual, adquirir experiência e assim avaliar os melhores cenários. 

Nem sempre é uma boa ideia investir grandes quantias em um site virtual se você não tem ideia de como funciona, não conhece o nicho de atuação ou está investindo por achismo. O comércio online é lucrativo, mas não admite erros. Isso quer dizer que você precisa estudar sua posição e ter uma estratégia sólida para conseguir ganhar seu espaço. 

Defina um nicho de atuação

O que você vai vender? Para quem irá vender? E o mais importante: quais necessidades o seu produto/serviço consegue sanar? Essas são as perguntas básicas para definir um nicho de atuação. O nicho é um grupo que possui interesse na sua solução. Quanto melhor definido for esse nicho, mais fácil é desenvolver uma abordagem que vai impactá-lo e convencê-lo que você tem o que é ideal para ele. 

Defina quais recursos disponíveis

É hora de colocar os pingos nos “is”, começando com: Quanto dinheiro você tem para investir? Serve apenas para adquirir os produtos para revenda ou tem mais recursos? Quanto tempo você tem disponível? As vendas online serão sua única fonte de renda?

Tudo isso vai ajudá-lo a definir por onde começar. É claro que se você tem mais recursos, você pode dar um passo maior, mas se o orçamento está curto, é bom agir com mais cautela. 

No meio virtual muita coisa pode sair de “graça”, mas vai exigir tempo de trabalho. Por exemplo, uma estratégia de SEO, com textos em um blog, pode ser gratuita se você mesmo escrever, mas vai lhe custar tempo de pesquisa e escrita. As postagens em uma rede social também, no entanto, se você tiver dinheiro pode investir em anúncios e ter resultados mais rápidos. 

Os resultados das duas estratégias podem ser eficientes, mas os meios foram diferentes. Isso deve ser colocado na balança: o que vai exigir dinheiro e o que vai exigir tempo de execução. Entender isso e saber dosar vai fazer toda a diferença na escolha do melhor meio para vender online. 

Entenda como age sua concorrência

Quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Como vendem seus produtos/serviços? Onde estão errando e acertando? A ideia aqui não é copiá-los, mas sim entender como atuam e a partir daí definir uma estratégia pautada nos benefícios que a sua solução pode trazer ao seu público. 

Avalie também

  • Marca – o meio escolhido permite desenvolver sua marca? Ou seja, o canal pode construir uma audiência e tornar seu negócio conhecido. 
  • Ferramentas – ele possui as ferramentas para ajudar seu negócio a crescer? A estrutura oferecida deve ser adequada para atender seu público. 
  • Captação de clientes – o meio escolhido permite captar os clientes que o negócio precisa? O intuito aqui é entender o potencial de cada canal na prospecção e recorrência dos clientes. 
  • Lucratividade – quão rentável é vender nesse canal? Veja se os custos (dinheiro ou tempo) valem a pena. Você pode ter um custo baixo e não vender quase nada ou pode ter uma lucratividade proporcional aos recursos investidos. Caso não seja proporcional, algo está errado. 

Podem ser muitas perguntas, mas são necessárias. Assim como no negócio físico, o mercado digital exige uma série de cuidados para se tornar relevante. Mais do que apenas colocar seus produtos em uma vitrine é importante saber quais passos seguir, assim é possível chegar aos resultados esperados. 

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