O código de barras, conhecido também como GTIN, é o principal meio de identificação de produtos utilizados no mercado.
Contudo, muitos ainda se perguntam: quando devo cadastrar os GTINs (código de barras) nos produtos?
Se você deseja saber qual o momento certo para o cadastro de GTINs nos produtos, continue a leitura desse artigo.
Quando cadastrar código de barras nos produtos?
Veja a seguir alguns fatores que indicam que é necessário esse cadastro.
Quando houver risco de falsificação
O combate à falsificação é um dos principais objetivos do cadastro de GTINs, pois o processo de conexão do código com o produto permite que os originais sejam reconhecidos em processos de separação.
O código de barras é principalmente vantajoso para negócios que vendem seus produtos em larga escala, pois esses itens têm maiores tendências de serem afetados pela falsificação.
A réplica de produtos comercializados em vários pontos do país prejudica a empresa que fabrica o original, já que seu item pode ser substituído por um similar, que não passa pelos mesmos processos de fabricação cautelosa, caracterizando uma concorrência injusta.
Dessa forma, quando houver a percepção que o seu produto corre risco de falsificação, se proteja ao garantir a originalidade do que é fabricado em seu negócio através do cadastro do código de barras.
Quando o gestor perder o controle da quantidade vendida
É comum que haja perda de controle do que é fabricado e vendido quando uma empresa está em período de expansão. Para evitar que esse problema cause maiores dores de cabeça, esses negócios passam a aderir ao cadastro de código de barras.
Isso acontece porque a partir desse processo muito simples, o responsável pela gestão acompanha, com mais facilidade, os índices de fabricação e venda dos seus produtos.
Além disso, a quantidade de produtos em estoque também pode ser analisadas, contribuindo para a verificação dos níveis de produtividade da empresa em crescimento.
Quando se sentir desprotegido
O cadastro dos GTINs também proporciona maior segurança. A partir da validação do código, o item passa a ser rastreado por meio do padrão global da GS1, que mostra a origem do produto e todo o seu caminho até chegar ao consumidor final.
Se você identificou a sua empresa em pelo menos dois tópicos, a hora para cadastrar o código de barras nos produtos é agora!
Filiação obrigatória
Devido a importância desse processo para o controle e segurança do empreendedor/produtor, o cadastro na GTIN passou a ser uma obrigatoriedade prevista na Norma Técnica de 2022.
Assim, o cadastro do código de barras deixa de ser exclusivamente um requisito extra para o aumento da confiabilidade, organização e segurança de empresas de diferentes níveis, e se torna também uma exigência do Estado para negócios responsáveis.
Como cadastrar os GTINs nos produtos?
O processo de cadastro é muito simples, mas envolve alguns passos:
Entre em contato com a GS1
A GS1 é a única organização responsável pelo cadastro de código de barras no Brasil. Sabendo disso, todo o processo deve ocorrer com o intermédio e contribuição da Associação Brasileira de Automação.
Cadastre a sua empresa
O cadastro deve ser feito juntamente com a organização responsável, que solicitará os seguintes documentos pertencentes a empresa:
- Comprovação do faturamento da empresa
A comprovação pode ser feita por meio de Extrato Simples Nacional que comprove o faturamento do negócio no último ano.
Além disso, o valor obtido também pode ser comprovado por meio do ECF, documento conhecido como Escrituração Contábil Fiscal.
- CNPJ
O CNPJ deve ser mostrado como forma de comprovação em todos os casos, mesmo se o cadastrado for microempreendedor Individual.
É importante destacar que caso o potencial cadastrado seja Produtor Rural, esse documento não é exigido. Nesses casos, o órgão competente solicitará apenas documento de identidade com CPF.
Após o cadastro no site da empresa, basta enviar os documentos citados por Correios, e-mail ou fax e pagar a fatura do boleto referente ao cadastro.
Os valores cobrados pela anuidade são proporcionais ao faturamento da empresa.
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