Recuperação de Desastres TI: O que é, porque é importante e passo a passo

A Recuperação de Desastres TI, ou Disaster Recovery, tem como objetivo principal restaurar com rapidez os dados e processos de uma empresa.

Dessa forma, um plano de recuperação de desastres vem se tornando cada vez mais importante para os negócios.

Isso porque a continuidade e sucesso de uma empresa são alcançados de acordo com a capacidade da mesma de lidar com desastres potenciais, sejam eles naturais ou causados por humanos.

Neste artigo vamos falar sobre a importância de criar um plano de recuperação de desastres TI e ensinar o passo a passo de como fazer isso.

Em que consiste a recuperação de desastres TI?

A recuperação de desastres é um conjunto de processos que devem ser executados para lidar com diversos tipos de problemas que podem afetar o funcionamento da empresa.

Esses desastres podem ser catástrofes causadas pela natureza, ações ilegais de cibercriminosos ou até mesmo problemas internos de manutenção.

Com um plano de recuperação, é possível prever e se preparar para essas possíveis situações, que podem chegar repentinamente.

Uma estratégia bem estruturada pode impedir que graves efeitos do acidente venham a prejudicar a integridade dos dados, amenizando as consequências.

Mas, para isso, é preciso contar com uma documentação abrangente de processos bem pensados a serem executados.

Os tipos de recuperação de desastres

As empresas possuem várias opções de métodos de recuperação.

Dentre as estratégias que podem ser usadas tanto unicamente quanto em conjunto com outras, estão:

  • Backup: esse é o estilo mais simples de recuperação de desastres. Nele, os dados são armazenados fora do local ou em uma unidade de remoção.
  • Cold site: na recuperação de desastres cold site a empresa configura uma infraestrutura simples em uma outra instalação, raramente usada, que serve de área de trabalho para funcionários em cenários de desastre. Porém, o método não oferece uma forma de proteger os dados, precisando ser combinado com outras estratégias.
  • Hotsite: o hotsite mantém as cópias dos dados sempre atualizadas. O método leva uma quantidade maior de tempo para ser configurado, mas reduz consideravelmente o tempo de inatividade.
  • Backup como serviço: tendo praticamente a mesma funcionalidade que o backup de dados em outro local, no backup como serviço um provedor terceirizado faz backup dos dados de uma empresa, mas não dá infraestrutura de TI.
  • Virtualização: na virtualização a empresa pode fazer backup de determinados dados ou de uma réplica de trabalho em máquinas virtuais externas que não tenham sido prejudicadas por acidentes físicos. Para funcionar com eficiência, é essencial que ocorra a transferência constante de dados e cargas de trabalho.
  • Recuperação de desastres como serviço: conhecida como DRaaS, sua sigla em inglês, a recuperação de desastres como serviço age em casos de desastres ou ataques de ransomware, migrando o processamento do computador da empresa para sua nuvem, permitindo um bom funcionamento da empresa sem haver problemas no local do fornecedor.
  • Recuperação de desastres do data center: os elementos físicos de um data center oferecem segurança aos dados, contribuindo para uma recuperação mais rápida em alguns tipos de situações. Uma ferramenta de combate a incêndios, por exemplo, ajuda os dados armazenados a sobreviverem a esse tipo de acidente.
  • Cópias pontuais: as cópias pontuais, também chamadas de snapshots, realizam cópias de todo o banco de dados em certo momento. Esses dados copiados podem ser restaurados posteriormente por meio de backups. Porém, a cópia precisa estar armazenada em um local não atingido pelo desastre.
  • Recuperação instantânea: sendo muito semelhante às cópias pontuais, a diferença da recuperação instantânea consiste em criar o snapshot de uma máquina virtual inteira.

Objetivos de uma plano de recuperação de desastres

Um plano de recuperação de desastres TI tem como objetivos:

  • Oferecer sistemas confiáveis de backup
  • Minimizar os riscos de atraso
  • Contribuir na rápida restauração das operações
  • Garantir maiores níveis de segurança
  • Minimizar as interrupções nas operações comerciais
Recuperação de Desastres TI

Plano de recuperação de desastres TI: passo a passo

Programe backups periódicos

Para começar, deve-se decidir quais são os dados e sistemas mais importantes para a empresa.

O mais recomendado é que a organização dê preferência às informações que estiverem relacionadas com o core business, e depois vem o restante.

Assim que possível, o ideal é programar backups periódicos em HD’s externos, servidores em outras regiões, computadores fora da rede e outros.

Avalie os riscos

Para o plano ser executado da melhor forma, é totalmente necessário que a empresa identifique as principais ameaças que podem prejudicar sua infraestrutura.

Entre essas ameaças, se destacam: erros no sistema operacional, brechas de segurança na rede, quedas de energia entre outras.

Defina prioridades de recuperação

Para uma recuperação de desastres bem sucedida é necessário estabelecer uma ordem na qual os processos devem ser executados, para amenizar o impacto.

Assim, a empresa deve analisar quais os processos mais essenciais e que devem ser tratados como prioridade.

Realize uma lista de políticas de procedimentos

É necessário determinar as funções que cada colaborador deve assumir durante e após a ocorrência de um desastre.

As funções devem ser diferentes, porém, devem complementar umas às outras, de forma harmoniosa.

Faça testes

Um plano de recuperação de desastres deve ser testado para que uma análise de eficiência seja feita.

Não adianta testar a estratégia no momento do desastre, sem saber o quanto ela é precisa.

Por esse motivo, testes onde são realizadas simulações com os funcionários são essenciais, bem como o treinamento dos trabalhadores.

A simulação de diferentes desastres é necessária para um bom treinamento da equipe, que estará mais preparada no momento.

Conte com a ajuda de um especialista

Criar um plano de recuperação de desastres TI sem um profissional experiente na área é um erro de iniciante.

Sem a experiência necessária, a empresa pode gastar uma quantidade absurda de dinheiro tentando desenvolver uma dessas estratégias e não obter o resultado esperado, além de passar por um processo bem mais complexo.

Por isso, contar com a parceria de especialistas é crucial para desenvolver um método de recuperação realmente eficiente para a empresa.

É economia de tempo, dinheiro e recursos humanos.

Quais benefícios oferece o plano de recuperação de desastres?

Ignorar o plano de recuperação de desastres é um dos piores erros que uma organização pode cometer hoje em dia.

O uso dessas estratégias geram variados benefícios, entre eles:

  1. Agilidade na recuperação: utilizando um plano de desastres, as empresas podem retornar com suas atividades bem mais rapidamente, podendo dar continuidade ao serviço como se nada tivesse acontecido, mas é claro que isso vai depender da estratégia adotada e das ferramentas utilizadas.
  2. Economia de custo: a adoção de métodos de recuperação de desastres pode permitir que a organização economize muito dinheiro, podendo determinar se ela vai conseguir se reerguer após um desastre.

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