Como emitir boleto registrado

Você deseja saber como emitir boleto registrado? Afinal, você sabe o que é ou por que se tornou uma das formas mais práticas e eficazes de cobrar um cliente pela internet?

O boleto registrado é hoje uma das formas de pagamento mais escolhidas.

Segundo uma medida imposta em 2018 pela Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN, todos os e-commerces que aceitam pagamento via boleto devem usar o registrado.

Quer saber tudo e muito mais sobre o assunto? Venha com a gente e fique informado!

O que é um boleto registrado?

O boleto registrado é um documento de cobrança com informações firmadas junto ao banco.

Esse método traz mais segurança ao cliente e, principalmente, ao vendedor ou empresa, do que o boleto simples.

A diferença entre os dois você vai entender mais a frente!

Antes de emitir o boleto você precisará dos seguintes dados:

  • CPF ou CNPJ do comprador e emissor
  • Identificação
  • Endereço
  • Validade do pagamento
  • Valor da transação

Essas informações, além de ficarem registradas no boleto em si, também ficam armazenadas no sistema da empresa ou comerciante, e por isso o processo se torna mais seguro, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Com o boleto registrado, as informações ficam explícitas no documento e são registradas no banco, servindo como uma medida de segurança e prevenindo fraudes.

Isso funciona porque o banco consegue monitorar e acompanhar a emissão de documentos e, além disso, é capaz de rastreá-los.

Uma desvantagem? O banco cobra mais taxas dos responsáveis pela emissão, por conta da complexidade e variedade de opções do boleto registrado. 

Um exemplo disso seria a alteração de datas de vencimento.

Convenhamos, pagar a mais por segurança pode valer muito a pena e até mesmo custar menos do que perder dinheiro em uma fraude.

Mas, para quem não quer pagar a mais pelo serviço, pode optar por um sistema de pagamentos com taxa zero.

É uma maneira de usufruir dos benefícios de um boleto registrado sem pagar uma taxa maior por isso.

Boleto registrado X Boleto simples: principais diferenças

É uma dúvida comum e que vamos explicar da maneira mais simples, apesar de provavelmente você já ter sacado a diferença. 

A primeira coisa a saber é que sim, ambos funcionam como uma forma de pagamento, porém, um deles já não é mais usado, o boleto simples.

Ao contrário do registrado, o boleto simples não possui informações e dados firmados com o banco.

Isso não permite que esse tipo de documento possa ser controlado, monitorado e rastreado pelo banco, tornando o documento menos seguro que o outro.

Como emitir boleto registrado

Hoje em dia você pode emitir boletos registrados de duas maneiras: por uma instituição financeira ou por um sistema de pagamentos.

Não se preocupe, você pode firmar as informações do documento junto a um banco em ambos os casos, assim você registra o boleto garantindo sua segurança em qualquer situação.

Se você decidir optar por uma instituição financeira, um banco, terá que possuir uma conta corrente e firmar contrato com a instituição.

Dessa forma, o que acontece na maioria dos bancos é a cobrança de uma taxa por cada boleto emitido e algumas taxas extras por outros serviços solicitados, como nos casos de alteração de informações ou cancelamento.

Já escolhendo um sistema de pagamentos, o caso pode ser bem mais vantajoso, dependendo da plataforma escolhida pelo emitente.

Esses sistemas de pagamento normalmente não realizam um processo tão burocrático quanto o banco, e mesmo assim garantem a mesma segurança.

É importante saber que não importa o método que escolher, terá que dispor de informações, tanto do emitente quanto do cliente, ou seja, todos os dados necessários que já foram citados acima.

Lembre-se que essas são informações essenciais para a emissão dos boletos registrados e que, se você busca segurança e economia, precisa fazer uma boa pesquisa e optar pelo melhor para você.

Como saber se posso emitir boleto registrado?

Qualquer instituição ou pessoa pode emitir os boletos registrados. Não há restrições para realizar a ação.

Como deve ter visto, o processo de emissão dos boletos não é complicado e pode ser feito por qualquer pessoa que queira fazer uma transação prática. 

Vantagens

Informações

As informações coletadas em um boleto registrado são excelentes para a relação do emitente com o pagante.

Todos esses dados contribuem para a segurança de ambos os lados e também para que o e-commerce tenha informações essenciais sobre o pagante.

Possibilidade de protestar em caso de inadimplência

Se por acaso o cliente, ou pagante, não pagar ou o pagamento ocorrer em duplicidade, a empresa poderá protestar o boleto.

Pagamento rastreado

Uma das principais vantagens para o pagante é poder rastrear o pagamento e saber se o boleto foi mesmo pago, o que reduz os riscos de uma possível fraude.

Praticidade na hora de pagar

O consumidor conta com esse benefício, já que pode realizar o pagamento em qualquer instituição bancária ou até mesmo pelo site do branco responsável pela emissão do boleto.

Redução dos erros de cálculos

O boleto registrado também reduz o risco de ocorrer erros e inconsistência no pagamento.

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