O plano estratégico de TI é a criação de um plano geral com princípios, objetivos, metodologias e táticas para utilizar tecnologia (hardware, software e mão de obra). O intuito aqui é não só atingir as metas organizacionais, como também o alinhamento com as demais estratégias comerciais.
Basicamente, esse planejamento visa definir quais ações e aquisições são necessárias, os responsáveis pelo gerenciamento das tecnologias, escalabilidade futura, cronograma, entre outros pontos relevantes para o sucesso da estratégia.
Para auxiliá-lo nesse momento, vamos apontar os principais pontos a serem levados em consideração. Continue lendo e entenda mais!
Análise do cenário atual
O passo inicial é entender o contexto interno de TI para ter uma ampla visão das necessidades e oportunidades. Para isso comece respondendo as seguintes questões:
- Quais as atribuições e responsabilidades atuais do setor de TI?
- Essas atribuições estão sendo desempenhadas com facilidade?
- Quais as principais deficiências?
- O setor apresenta um plano de continuidade adequado?
- Quão dependente o negócio é dos recursos tecnológicos de que dispõe?
- Os clientes estão satisfeitos com o que é oferecido pelo setor de TI?
- A equipe de TI é qualificada? Faltam profissionais?
- Para qual direção o negócio está indo?
- Quais recursos tecnológicos podem afetar ou beneficiar o negócio?
A partir dessas respostas (e outras mais que os gestores julgarem necessárias) é possível ter uma visão clara do setor de TI, o que ajudará a desenvolver os próximos passos.
Defina objetivos do seu planejamento estratégico de TI
Em geral, os gestores e demais profissionais precisam especificar como a tecnologia vai apoiar a estratégia corporativa no curto, médio e longo prazo. Esses objetivos definem um norte para o setor, e assim é possível definir quais ações e recursos são necessários para chegar até eles.
Nesse sentido, é fundamental entender que o TI é um setor que funciona melhor quando há metas e objetivos claros. Melhor ainda quando eles estão alinhados com as pretensões do negócio.
Vamos a alguns exemplos:
- Melhoria de processos;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Entrada em novos mercados;
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Ganho de mercado;
- Melhoria nos recursos de segurança;
- Aumento da mobilidade;
- Melhoria das entregas de serviços e produtos.
Faça o mapeamento de soluções disponíveis
Esta etapa visa entender quais os recursos disponíveis e os que devem ser implementados para chegar aos objetivos. Basicamente, os gestores devem documentar o ponto em que estão e onde desejam chegar, partindo das soluções necessárias, o que é essencial para um planejamento estratégico de TI eficiente.
Além de atenção, é fundamental contar com profissionais e ferramentas para otimizar os resultados. A partir daí procurar as opções de mercado, levando em consideração os melhores resultados, custo-benefício, condições, suporte e o que mais for relevante para uma escolha assertiva.
Lembre-se que o negócio precisa contar com soluções completas e eficientes, que os colaboradores tenham facilidade de uso e que possam contribuir para uma rotina operacional mais qualificada.
Análise do mercado e da concorrência
Para se manter no rumo certo quanto ao planejamento estratégico de TI é fundamental olhar para além da companhia. Quando falamos em análise da concorrência, não quer dizer que ela será copiada, mas sim servirá como um ponto de referência, a fim de desenvolver estratégias mais eficientes, focadas naquilo que ainda falta no mercado.
Basicamente, os gestores podem analisar como os concorrentes estão utilizando a tecnologia para desenvolver suas soluções e se posicionarem frente ao mercado. Esse acompanhamento pode dar pistas de como esses recursos podem melhorar seus processos, entender os hábitos do consumidor e como se posicionar.
Defina um plano de ação
A etapa seguinte é definir exatamente o que precisa acontecer nos próximos meses e anos, ou seja, o desenho do cronograma com as ações e aquisições pontuais e as futuras. Esse é o momento de definir os recursos alocados, quais estratégias serão desenvolvidas e os responsáveis por cada etapa.
Também é o momento de muita atenção, pesquisa, entrevistas com colaboradores, fornecedores e clientes, a fim de priorizar as iniciativas de forma estratégica. Nesse sentido, é importante avaliar que os objetivos de longo prazo só serão alcançados se a estrutura subjacente for capaz de suportá-la.
Defina métodos de monitoramento
O monitoramento diz respeito ao acompanhamento de métricas e avaliações gerais com certa frequência para verificar se os indicadores estão atingindo as metas pré-definidas.
Dependendo do sistema ou sua importância, esse monitoramento deve ser contínuo, no entanto, a frequência será determinada conforme os critérios e necessidades do setor.
Durante o monitoramento, caso seja identificado que algum desses indicadores ou o planejamento estratégico de TI como um todo não está funcionando como deveria, será preciso tomar medidas corretivas para mudar o cenário. A grande vantagem aqui está em manter o controle das operações, de modo a identificar se o caminho seguido levará ao objetivo ou se é preciso reformular algo.
Mantenha a equipe engajada com o planejamento estratégico de TI
Um planejamento estratégico de TI eficiente não valerá muito sem a contribuição massiva dos colaboradores. Daí a importância de identificar formas de mantê-los comprometidos com capacitações, bonificações e principalmente com o reconhecimento de sua importância para o bom andamento do setor e da empresa.
Com a colaboração de todos é possível chegar aos objetivos e se destacar no mercado.