Como colocar produtos no WhatsApp Business

O WhatsApp Business lançou recentemente a função catálogo, que permite aos negócios incluir produtos ou serviços. Com a criação, quem entrar em contato tem à disposição todas as opções do portfólio da empresa.

Continue lendo o post, entenda mais sobre a importância da ferramenta, como colocar produtos no WhatsApp Business e quais fatores levar em consideração na montagem do catálogo. Boa leitura.

Porque criar um catálogo no WhatsApp Business

Criar um catálogo no WhatsApp Business é uma iniciativa importante para os negócios que querem divulgar suas soluções e vender mais. Trata-se de um processo bastante simples, mas que gera uma série de benefícios, como maior visibilidade, maior profissionalismo, além da possibilidade de adiantar uma compra pelo próprio app de mensagens. 

Um possível cliente que entra em contato, consegue observar os produtos disponíveis, se informar quanto às suas características e avaliar se atendem às suas necessidades. Tudo isso, sem ter que falar com um atendente. Boa parte do atendimento é conduzido por ele mesmo, de forma simples e intuitiva.  

O empreendimento tem a oportunidade de ampliar sua base de clientes, divulgar seus produtos e serviços para quem está propício a comprar, o que ajuda na fidelização de clientes, agiliza o processo do funil de vendas e reduz custos. 

Confira “Catálogo do WhatsApp Business não aparece” e descubra o que fazer.

Como colocar produtos no WhatsApp Business

Como colocar produtos no WhatsApp Business

Vá até a Play Store ou App Store (no caso dos aparelhos equipados com iOS), baixe e instale o WhatsApp Business. Caso não tenha, crie um perfil comercial com as informações da sua empresa. A partir daí já pode criar o catálogo.

  1. Toque em Configurações e em seguida em “Configurações da empresa”;
  2. Toque em “Catálogo”, em seguida em “Adicionar produto ou serviço”, ou no sinal de “+” se já houver produtos ou serviços. 
  3. Toque em “Nome do produto ou serviço” para definir um nome;
  4. Toque em “Adicionar imagens” para inserir imagens dos produtos;
  5. Toque em “Preço R$” para definir um preço;

Em “Mais campos” você pode adicionar uma descrição com as informações do produto. Ao final toque em “Salvar” e pronto, o item já está disponível para a visualização dos clientes. 

Você pode repetir o processo diversas vezes até o limite de 500 itens. 

Agora, os usuários que querem visualizar o catálogo devem apenas abrir o perfil da empresa no aplicativo WhatsApp e clicar em “Catálogo”. Se quiser compartilhar com outros usuários é só tocar no ícone “Encaminhar” e selecionar o contato para quem deseja enviar o produto ou serviço. 

Leia também: WhatsApp Pagamento Brasil: Como Funciona

Como gerar mais conversões com o catálogo do WhatsApp

Vamos aos pontos-chave da estratégia:

Planeje suas ações

Não basta adicionar os produtos e esperar que os clientes os visualizem. É importante definir uma estratégia eficiente. O WhatsApp Business é mais do que uma vitrine de produtos. Ele permite aumentar o engajamento com o consumidor, mostrar que você está presente e possui uma solução inovadora. 

Portanto, tire proveito disso a partir de um planejamento com objetivos bem definidos, focados em criar uma identidade própria para o catálogo.  

Faça um descrição interessante

Na descrição é possível adicionar todas as informações do produto, além de dados sobre a loja, link para acessar um review mais aprofundado, ou um vídeo no YouTube ensinando a usá-lo, etc. O importante aqui é usar essa ferramenta a seu favor para informar e cativar o público. 

Tire fotos realistas

As imagens são um chamariz importante e precisam ser enfatizadas. Sendo assim, produza fotos realistas, que traduzem bem o produto e seus benefícios. Nada de imagens com baixa resolução, escuras, embaçadas ou com qualquer outro problema, pois denota falta de atenção do negócio. 

Divulgue o catálogo

Mais uma vez, não basta ter um catálogo e esperar que o cliente chegue até você. É fundamental apresentar ao mundo esse diferencial nas campanhas publicitárias e demais formas de comunicação com o seu público. Ele precisa saber da novidade. 

Gere valor

O cliente tem que entender que o catálogo é algo inovador, simples de usar e que gera valor ao negócio. Por isso é importante contar com uma estratégia sólida, pautada nas necessidades do negócio e do cliente. 

Se o negócio já usa o WhatsApp como forma de comunicação com seu público, porque não usá-lo com todas as forças? Os benefícios são muitos e você só tem a ganhar. 

O catálogo do WhatsApp Business é apenas mais um dos recursos que podem ajudar a sua empresa a crescer. Que tal conhecer também outras estratégias que podem alavancar o seu negócio?  

Entre em contato com a NK Informática e agende uma reunião para que possamos conversar melhor.

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