Como fazer o fechamento de caixa

Em dúvida de como fazer o fechamento de caixa? 

O fechamento de caixa é uma das atividades mais importantes para a organização financeira da empresa. Sua principal função é servir como guia para que os gestores entendam as condições do fluxo de caixa. 

O negócio que negligencia essa tarefa tende a ter problemas com sua organização interna e pode até colocar em risco sua saúde financeira. Trata-se de uma ferramenta que permite avaliar e controlar todos os valores que entram e saem do caixa, evitando possíveis erros. 

Continue lendo o post, entenda mais sobre o tema e como realizar o fechamento de caixa. Acompanhe!

O que é fechamento de caixa

O fechamento de caixa é um processo administrativo que consiste na conferência das entradas e saídas de caixa dentro de um determinado período de tempo. Pode ser feito diariamente, semanalmente e mensalmente, no entanto, a maioria das empresas opta por realizar o procedimento diariamente durante o fim do expediente ou na mudança de turno. 

A repetição da tarefa em intervalos menores tem como objetivo reduzir possíveis erros, de modo a evitar prejuízos ao negócio. Além disso, ao comparar os ganhos com as saídas é possível avaliar se a operação está ocorrendo conforme o planejado. 

Em geral, os gestores conseguem identificar se a empresa está com a quantidade certa de dinheiro em caixa, ou ainda se há erros relacionados aos valores.

O fechamento de caixa é uma atividade fundamental no ciclo de vida de um empreendimento, visto a possibilidade de corrigir eventuais falhas rapidamente ou a identificação de fraudes, o que reduz quaisquer prejuízos ao negócio. 

Porque fazer o fechamento de caixa diariamente

O fechamento diário do caixa impacta de forma direta nos relatórios mensais do empreendimento. É recomendado que o caixa seja fechado diariamente ou na mudança de turno dos funcionários. Isso é necessário para manter o controle rigoroso das finanças, ou seja, do que entra e sai do caixa, assim é possível identificar possíveis problemas antes de não haver mais condições de revertê-los. 

Nesse sentido, o fechamento de caixa se mostra uma ferramenta indispensável na hora de definir a receita, entender quais produtos/serviços apresentam maior saída, auxiliando também na tomada de decisão.

Leia também: Como Informatizar Uma Empresa

Como fazer o fechamento de caixa

Como fazer o fechamento de caixa

Há uma série de benefícios em fazer o fechamento de caixa, mas para que funcione corretamente é preciso ter o compromisso de registrar tudo. Vamos aos pontos-chave de como fazer o fechamento de caixa:

Defina um responsável pelo fechamento de caixa

O passo inicial é delegar o responsável pela tarefa. A escolha deve estar pautada em dois pontos principais:

  • A tarefa deve ser encarada como uma responsabilidade diária;
  • Essa responsabilidade deve ser realizada por uma única pessoa, que será encarregada da abertura, lançamento de entradas, saídas e o fechamento em si. 

Ao definir um responsável, evita-se quaisquer discussões sobre o tema, mantém-se a organização e recorrência da tarefa. A exceção será em troca de turno ou indisponibilidade do responsável. 

Defina um fluxo de caixa

O fluxo de caixa diz respeito às atividades relacionadas ao fechamento, são elas:

  • Verificação do saldo inicial da empresa;
  • Identificação e categorização das receitas e despesas;
  • Registro das entradas e saídas (compras e vendas);
  • Dar baixa nas movimentações feitas;
  • Atualização dos lançamentos.  

Nesse fluxo, o gestor também pode adicionar a retirada de dinheiro, como sangrias, definindo por intervalo de tempo ou quando chegar a uma determinada quantia em caixa. 

Considere o uso de um sistema (software)

O uso de planilhas ou anotações está suscetível ao erro humano, portanto considere o uso de um sistema de gestão. Você tem como opção, uma ferramenta apenas para o controle de caixa ou ainda um sistema de gestão que engloba outros pontos como emissão de notas fiscais, controle de estoque, entre outras operações que podem ser automatizadas, o que evita esses erros. 

Saiba mais!

Registre todas as entradas e saídas

Todas as movimentações feitas no decorrer do dia/turno precisam ser registradas. Se possível, registre também os detalhes da operação. Por exemplo, se você fez uma venda de um produto, registre o tipo, forma de pagamento e o que mais julgar necessário para moldar sua estratégia de aquisições, vendas, controle de estoque e o que mais for interessante para o negócio. 

Confira todos os valores

A conferência é o momento de avaliar se o valor do sistema, planilha ou caderneta de anotação bate com o valor presente na gaveta. Para resultados melhores, é necessário que essa tarefa seja realizada a cada troca de turno. Isso permite detectar com maior rapidez possíveis erros, como um troco errado, perda de dinheiro, entre outros. 

Faça o fechamento de caixa

O último passo é o fechamento em si. Para isso, basta verificar os valores que entraram no caixa e os que saíram. O intuito é encontrar o saldo atualizado e se a quantia corresponde às operações realizadas. 

Se os gestores colocarem em prática todos os passos anteriores, essa tarefa será bem simples e rápida. Ao desenhar toda a rotina de fechamento de caixa, as tarefas relacionadas a ele acontecem de forma natural, principalmente se você contar com um sistema de gestão eficiente. 

A NK Informática pode ajudá-lo na construção de um sistema de gestão que atenda as necessidades do negócio. Entre em contato conosco, agende uma reunião e veja como podemos ajudá-lo. 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

Abrir WhatsApp
Atendimento Imediato no WhatsApp
Tire qualquer dúvida ou peça seu orçamento por aqui. Estamos a disposição!