Hoje em dia um catálogo digital é uma ferramenta de grande importância para muitos tipos de negócios.
Isso porque, vender online se tornou uma estratégia muito eficiente para muitas empresas, e isso não seria possível sem a virtualização de certas coisas.
Neste artigo vamos falar sobre como montar um catálogo digital e ensinar passo a passo como fazer isso e aumentar as vendas do seu negócio.
O que é um catálogo digital?
Um catálogo digital é, tecnicamente, uma revista digital, ou virtual, onde a empresa oferece seus produtos, dispondo de uma lista dos que estão disponíveis.
Dessa forma, a instituição cria uma maneira de divulgar e vender um produto sem estar em contato físico com o cliente.
Por isso, é necessário montar um catálogo digital prático, simples e agradável aos olhos.
Assim, permitindo que o cliente que tenha acesso a esse catálogo, possa visualizar em pouco tempo toda a sua vitrine virtual de produtos, independente de onde estiver.
Então, se você tem uma loja online, ou até mesmo uma loja física, um catálogo digital será extremamente eficiente para o seu negócio.
Qual a importância de ter um catálogo digital?
Obter um catálogo digital é muito importante para que seu público-alvo tenha acesso e conhecimento de todos os produtos que sua empresa dispõe.
Dessa forma, é muito mais fácil alcançar essas pessoas e mostrar que os seus produtos são realmente relevantes para elas.
Um catálogo digital é um meio de vender e demonstrar o que você oferece sem precisar que o seu cliente venha até a sua loja.
Cada vez mais pessoas preferem fazer compras pelo celular ou computador do que comparecer a uma loja física.
E é justamente por esse motivo que os empreendedores que querem ter uma empresa bem sucedida, e não ficar atrás dos concorrentes, devem estar presentes no mundo digital.
Passo a passo para montar um catálogo digital
Para montar um catálogo digital é sempre bom ter em mente quais são os objetivos e quais são as características do público-alvo da empresa.
Dessa maneira, é bem mais fácil e prático personalizar a sua vitrine de produtos de uma forma que agrade e chame atenção dos seus clientes.
Agora vamos aprender a como montar esse catálogo passo a passo, para você não perder nada.
Comece a organizar o seu catálogo dividindo seus produtos por categoria
A organização é um ponto muito importante para montar um catálogo digital eficiente.
E essa etapa é tecnicamente simples, você só deve imaginar que o seu catálogo digital é a sua loja física.
Por quê? Porque você deve organizar o seu catálogo da mesma forma, dividindo os produtos por categoria como se fossem divididos por prateleiras.
Isso vai fazer seus clientes terem praticidade na hora de achar o produto que desejam, além de deixar o cenário mais agradável e organizado.
Invista em imagens de qualidade
Esse é outro ponto super importante para agradar os clientes e dar a eles a certeza de que ele quer aquele produto visualizado.
Imagens de má qualidade são pouco atrativas e podem fazer o seu cliente desistir de adquirir o produto que foi demonstrado, gerando prejuízo para você e para o seu negócio.
Isso acontece porque as pessoas costumam priorizar o que estão vendo e não o que estão lendo. Então, capriche!
Uma dica para quem trabalha com revendas é usar a imagem original do item que é disponibilizada pela marca do produto.
Os revendedores têm total direito de usar essas imagens, e elas podem facilmente serem encontradas na internet.
Mas caso os produtos que você vende sejam fabricados por você mesmo, o ideal é optar por fotos profissionais que irão gerar mais credibilidade e valor ao seu catálogo.
Use a objetividade para descrever os seus produtos
Para fazer a descrição dos produtos você deve escolher informações que sejam relevantes para o seu cliente.
Não precisa falar muito, precisa falar bem o que é necessário!
Dessa forma, o seu cliente terá muito mais facilidade em encontrar produtos que realmente desejam e não irão se perder na descrição dos mesmos.
Um exemplo seria lojas de roupas. Quais são as informações importantes e que normalmente um cliente deseja saber sobre uma peça de roupa?
A cor, o tamanho, as medidas, a marca, tipos de tecido, entre outros, não é mesmo?
Então, seguindo esse formato você poderá entregar ao cliente uma descrição que o faça entender o quanto aquele produto é relevante para ele.
Outra regrinha muito necessária é evitar erros de gramática, pois isso pode retirar a credibilidade do seu produto.
Tenha cuidado com os preços dos seus produtos
Erros na hora de definir os preços dos seus produtos podem ocorrer, e apesar de normalmente serem facilmente corrigidos, eles podem gerar muito constrangimento em casos de problemas com os clientes.
O ideal é sempre observar os seus preços antes de divulgar o catálogo digital, e assim evitar futuros problemas.
Tenha em mente uma estratégia de distribuição
Nesse sentido, as redes sociais podem contribuir diretamente para a venda e distribuição dos seus produtos.
Você pode divulgar o seu catálogo digital por meio de redes digitais como o Facebook, Instagram e WhatsApp.
Essa é uma técnica já utilizada por muitos e até meio óbvia em alguns casos, mas, quem não está acostumado a fazer essa divulgação por meio de redes sociais pode ter um pouco de receio em fazê-la.
A dica é “nunca se deve ter receio ou medo na hora de divulgar e vender seu produto, é importante ousar, tendo certeza de que o que está fazendo é o melhor para sua empresa!”.
E para aumentar a produtividade e os lucros da sua empresa, contando com o catálogo digital e também com outras ferramentas, você pode contar com a ajuda da NK informática.
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