Como melhorar o fechamento de caixa em loja

O fechamento de caixa em loja, quando não bem estruturado, pode comprometer a saúde do negócio como um todo. Muitas vezes, o erro da gestão está justamente nesse ponto.

O fechamento de caixa para muitas empresas é apenas verificar as entradas e saídas de dinheiro e avaliar se está tudo em conformidade. No entanto, esse processo é um rico fomentador de informações relevantes para o empreendimento e seu crescimento. 

Continue lendo o post e entenda como fazer um fechamento de caixa em loja de forma eficiente. Boa leitura. 

Quais as características de um bom fechamento de caixa

Em geral, as boas práticas do fechamento de caixa trazem mais segurança a todos os envolvidos: caixa, supervisores e gestores, os quais têm mais controle sobre o que entra e o que sai, reduzindo as chances de erros e quebras. 

Em segundo lugar, temos a agilidade. Mesmo sendo uma tarefa diária, é importante que todo o processo seja ágil, a fim de evitar comprometer mais o tempo dos funcionários. 

Muitas vezes o fechamento de caixa em loja é feito no horário de saída e quanto mais rápido, melhor, por isso é importante adotar práticas/ferramentas capazes de tornar tudo mais prático.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, está o fluxo de informações, que não pode ser negligenciado pelos gestores. O fechamento de caixa em loja pode dizer muito sobre o negócio, como: quando ocorre mais vendas, quando essas vendas apresentam maior tíquete médio, percentual de compras usando um ou outro método de pagamento, entre outros. 

Como melhorar o fechamento de caixa em loja

O fechamento de caixa em loja não é muito diferente dos demais fechamentos, no entanto, é possível adaptá-lo à realidade do negócio. Vamos às sugestões de como torná-lo mais ágil, eficiente e seguro:

Defina quais informações serão registradas

Comece registrando valor inicial, em seguida todas as entradas e saídas financeiras do dia. O operador precisa descrever as operações, conferir e anexar os documentos comprovantes (geralmente de vendas que incluem crédito, débito, boleto ou outra forma de pagamento). 

Uma medida de segurança é a sangria de caixa, que consiste na recolha ou alívio dos valores em dinheiro e sua transferência para um local mais seguro. 

Defina um ou mais responsáveis 

É fundamental escolher bem tanto quem vai operar, quanto quem vai fazer o controle, pois é necessária atenção e capacidade de cumprir com rigor os procedimentos adotados pela empresa. 

O fechamento de caixa em loja é uma tarefa muito importante e por isso deve ser atribuída a um profissional que tenha o perfil adequado. Trata-se de alguém preparado para evitar erros durante as transações de valores, bem como desvios no decorrer do turno. 

Defina um plano de ação

O plano de ação refere-se ao horário, quais ações serão realizadas, os envolvidos e o responsável. O ideal é realizar o fechamento de caixa no final do expediente ou durante a troca de turno de um operador. Dessa forma, é mais fácil identificar se há alguma diferença, seja por troco errado, sangrias ausentes ou falta de alguma transação.

Determinadas lojas possuem um fluxo diferente e o fechamento de caixa pode ter algumas adaptações ou regras para ajudar a manter a organização e evitar quebras. O intuito aqui é desenvolver estratégias que ajudem na agilidade e na segurança.

Por exemplo, os gestores podem orientar os caixas a separar os comprovantes de cartão de crédito, ou ainda manter sua própria marcação extra. 

Deixe tudo bem esclarecido

Isso quer dizer que todas as etapas devem ser entendidas pelos responsáveis e se houver algum problema o superior deve ser notificado. 

Organize reuniões para que todos os envolvidos entendam a importância do fechamento de caixa, sane dúvidas sempre que possível e oriente os colaboradores. 

Use as informações do fechamento 

Você deve notar que o fechamento de caixa disponibiliza informações relevantes para o negócio. Quando associado a uma ferramenta de gestão e acompanhamento, esses dados se tornam ainda mais valiosos para definir uma estratégia, reduzir etapas no processo de venda e acima de tudo ter um maior controle sobre as atividades. 

O ponto-chave aqui está em utilizar essas informações de forma relevante, de modo a se traduzir em resultados positivos para o negócio. 

Adote um sistema eficiente

Não basta ter um sistema ou ferramenta que façam o registro das informações para o fechamento de caixa se os operadores não fazem uso ou se não estão adequadas ao negócio. 

É importante contar com uma solução que atenda às demandas da operação, permita o controle e que seja capaz de trazer maior agilidade. Além disso, precisa dar suporte para o crescimento do negócio e dos envolvidos. 

Precisa de um sistema eficiente para sua loja? Entre em contato conosco, agende uma visita e veja como podemos ajudá-lo. 

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